Sigam-me!!

Sigam-me!!

terça-feira, 3 de outubro de 2017

Problemas de Polícia: 9 coisas que sempre dão errado no trabalho

Os 9 problemas a seguir vêm me causando perplexidade sem fim e parecem ser daquelas poucas coisas que acontecem em nosso trabalho que permanecem constantes.

A habilidade de responder importantes questões quando elas surgem é parte do que significa ser um policial.

Vizinhos escutando musica alta às 3 horas da manhã? Tranquilo, nós resolvemos. Envolveu-se em um acidente de carro? Ligue para nós. Precisa relatar um furto? Claro, nós fazemos isso. A lista é interminável.

Somos resolvedores de problemas. É o que fazemos. Eu tenho feito isso por mais de uma década. Mas há alguns problemas que eu ainda preciso encontrar a melhor maneira de solucioná-los. Os 9 problemas a seguir vêm me causando perplexidade sem fim e parecem ser daquelas poucas coisas que acontecem em nosso trabalho que permanecem constantes.

1) COPOM irá sempre empenhar você no pior momento possível.

Sempre me pergunto, como é que o COPOM sabe todas as vezes que eu acabei de começar a comer ou que eu acabei de me sentar para respirar um pouco? Eu não acho que estou sozinho nessa e eu não me enquadro na categoria de pessoas paranoicas, mas fala sério, será que alguém implantou um chip de monitoramento em mim? As ocorrências de prioridade aguardam o exato momento em que eu recebo meu prato de comida ou começo a fazer minhas necessidades fisiológicas. Já comi muita comida fria porque as chamadas de prioridades simplesmente acontecem quando estou ocupado.

2) Quando você está com pressa, o motorista mais lento do mundo irá aparecer feito mágica na sua frente

Todas as vezes que eu estou atrasado para chegar em algum lugar ou em que eu estou dirigindo minha viatura, eu fico preso atrás do melhor motorista do mundo que não pode acelerar sequer 1 km/h a mais do que o limite de velocidade. Todas as minhas atividades possuem horário específico para iniciar. Seja um treinamento ou apresentação como testemunha no Fórum. Se eu estiver um pouco atrasado, com certeza irei ficar preso atrás de um veículo que não irá sair da minha frente. Sem contar que parecem que eles sempre estão indo exatamente para o mesmo lugar que eu. E isso só acontece quando estou atrasado.

3) A demanda do trabalho não combinará jamais com o seu nível de energia

As noites em que eu chego para trabalhar bem-disposto e descansado, pronto para cumprir qualquer missão, são as noites mais monótonas. As noites em que eu chego para trabalhar precisando dormir ou me sentindo péssimo, são aquelas em que terei que atender uma ocorrência após a outra. Mais uma vez, talvez alguém no COPOM esteja conspirando contra mim, mas de alguma maneira, esse é um fato da vida. Se eu realmente não estou me sentindo bem para trabalhar, tenho que sair de uma ocorrência para outra ocorrência a noite toda. Quando eu consigo dormir bem e me sinto totalmente proativo no trabalho, somente algumas poucas chamadas surgem e praticamente todo mundo decide permanecer dentro de casa.

4) Não interessa se é o aniversário de seu filho ou o seu feriado preferido, você estará trabalhando nesse dia.

Quando nós recebemos uma nova escala, o aniversário de todos os meus filhos e praticamente todos os principais feriados cairão exatamente nos meus dias de trabalho, forçando a tentar uma troca de serviço ou então não me deixando outra escolha senão perder todas essas datas importantes para mim e minha família. Mesmo nos casos em que eu consigo mudar minha escala, alguma emergência acontece e eu acabo tendo que ir trabalhar do mesmo jeito. Algumas vezes eu tento planejar meu próximo mês ou próximo ano com base na minha escala atual. Se eu ver que algum aniversário ou feriado importante irá cair na minha folga, tenho certeza absoluta que minha escala irá mudar.

5) Você somente sentirá coceira onde não conseguirá coça-la.

Se eu sentir coceira durante o trabalho, com certeza será na região onde estou usando o colete a prova de balas onde eu não consigo alcançar facilmente ou então acontecerá quando eu estiver utilizando luvas descartáveis para manusear alguma coisa nojenta. Eu já tentei esfregar minhas costas num canto de parede, usar uma antena quebrada, mas nada parece resolver o problema. Parece que eles colocam alguma coisa naquelas luvas descartáveis que envia um sinal para o meu nariz que imediatamente começa a coçar dolorosamente tão logo eu começo a usá-las e começo a mexer com alguma forma de fluídos corporais humanos.

6) Quando chega a hora de escolherem um novo comandante ou chefe, o único candidato que você não gosta irá ser o escolhido.

O debate pode durar por várias semanas a fim de escolherem a pessoa mais preparada para assumir o novo cargo. Geralmente nós, que não possuímos qualquer autoridade sobre o processo de promoção, chegamos a um consenso de quem realmente seria um bom comandante ou chefe e de quem nós pensamos que estragaria tudo. No final das contas, os verdadeiros responsáveis pelo processo de promoção escolherão aquele que achamos completamente incompetente para o trabalho. TODAS AS VEZES.

7) O “novo e melhorado” sistema de registro de ocorrência irá ser complicado demais e ridículo.

Se a minha Unidade adota um novo sistema de registro de ocorrências, ele será infinitamente pior do que aquele que utilizávamos anteriormente. Nesses dias de alto desenvolvimento tecnológico sempre haverá um policial em algum lugar que pode desenvolver um sistema que não é complicado demais ou ridículo. Mas eles irão sempre preferir o pior sistema. Não apenas isso, agora você terá aqueles infinitos campos para serem preenchidos, a maioria deles sem qualquer utilidade.

8) Mais programas significa mais senhas que você não conseguirá memorizar.

Se você tem diversos programas os quais você precisa utilizar durante o serviço, você nunca será capaz de sincronizar todos as senhas. Atualmente eu tenho que memorizar uma senha para o e-mail da minha Unidade, sistema de registro de ocorrências, sistema de verificação de antecedentes criminais e diversos outros. A maioria deles solicita mudança de senha periodicamente. Alguns têm senhas que precisam ter números, letras, sinais. Todos me deixam louco. Para aqueles que eu utilizo com menos frequência, estou tendo sempre que renovar minha senha porque elas expiram em determinado período. Com isso, preciso passar por todo aquele processo de verificação e solicitação de nova senha. E isso ocorre sempre nos momentos em que mais preciso de determinada informação.

9) Você acabará ganhando menos dinheiro depois que receber uma promoção.

Se você recebe uma promoção hoje, amanhã já aumentam também os impostos que você precisa pagar. O plano de saúde que é descontado do seu salário também. Isso sem contar nas inúmeras possibilidades de transferência para uma outra cidade, onde você terá que pagar um aluguel mais caro, escola mais cara para os filhos e o cônjuge terá que deixar o emprego se quiser lhe acompanhar. Promoção nem sempre é sinal de aumento de salário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário