Sigam-me!!

Sigam-me!!

terça-feira, 8 de maio de 2018

Sancionada por Temer, nova lei tira da Justiça comum mil ações sobre militares Decreto ampliou as possibilidades de mudança de tribunal julgador, em caso de crimes contra civis


BRASÍLIA - Em 13 de outubro de 2017, o presidente Michel Temer sancionou a lei 13.491, que amplia as possibilidades de militares suspeitos de crimes cometidos no exercício da função deixarem a Justiça comum e serem julgados na Justiça Militar, em caso de crimes contra civis. Os promotores do DF se basearam na nova lei para pedir o declínio de competência. A lei vem resultando em diversos casos de conflito de competência e numa indefinição sobre a quem cabe julgar esses PMs, o que pode atrasar o andamento das ações.

Em dezembro, O GLOBO mostrou que as divergências já haviam começado com a aprovação da lei. Uma solução definitiva ficará a cargo do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que já analisa os primeiros conflitos de competência, ou mesmo do Supremo Tribunal Federal (STF), provocado com ações diretas de inconstitucionalidade.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário