Sigam-me!!

Sigam-me!!

sexta-feira, 13 de abril de 2018

DIA DO HINO NACIONAL

Segundo a Lei 5.700, de 1971, o hino é um dos símbolos nacionais ao lado da Bandeira, das Armas e do Selo. Sua história começa num período conturbado para o Brasil, o fim do Primeiro Reinado. Em 7 de abril de 1831, o imperador D. Pedro I abdicou do cargo e partiu para Portugal em 13 de abril, foi nessa ocasião que o hino foi tocado pela primeira vez.

Composto em 1822, pelo maestro Francisco Manuel da Silva, a música - ainda sem letra - se transformou num grito de rebeldia contra a dominação portuguesa e foi executada em meio a foguetes e comemorações pela partida do imperador.

Ao longo dos anos foram feitas inúmeras tentativas de criar uma letra pra acompanhar a música, mas todas elas eram carregadas de ofensas à Portugal. Somente em 1909, o poeta, professor e jornalista Joaquim Osório Duque Estrada escreveu os versos que conhecemos. A letra foi oficializada no primeiro centenário da Independência.

A execução do Hino Nacional é obrigatória em continência à Bandeira, ao Presidente da República, ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal. O hino também pode ser tocado na abertura de sessões cívicas, em cerimônias religiosas de sentido patriótico, no início ou no encerramento das transmissões diárias das emissoras de rádio e televisão, assim como para expressar contentamento público em ocasiões festivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário