Sigam-me!!

Sigam-me!!

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Imagens exclusivas do desfile da Polícia e Corpo de Bombeiros Militar de Uberlândia

Em comemoração ao 193º aniversário da Independência do Brasil, o tradicional desfile de 7 de Setembro foi programado para ocorrer no centro de Uberlândia contando com alguns participantes extras. O principal deles foram os 360 alunos da escola militar Colégio Tiradentes, convidados para a cerimônia pela primeira vez, já que a instituição foi inaugurada em Uberlândia este ano.
Escolas e entidades civis não participam de Desfile de 7 de Setembro
Desfile contou com militares do Exército (Foto: Celso Ribeiro)
Um imprevisto, porém, levou a Prefeitura a suspender a participação de alunos de 11 escolas da rede municipal de ensino e de agremiações civis que já estava programada. A assessoria de comunicação da prefeitura informou por telefone que o município foi informado no domingo sobre possíveis manifestações durante o desfile e por isso decidiu não levar os alunos e outras entidades ligadas ao município. De acordo com a assessoria, ainda no domingo, todas as agremiações que participariam do desfile foram informadas da decisão e encarregadas de avisar aos pais para que não levassem as crianças e adolescentes para desfilar.
De acordo com o coronel Volney Halan Marques, comandante da 9ª Região da Polícia Militar (RPM), a informação sobre uma possível realização de manifestações durante as comemorações do Dia da Independência foi detectada pelo serviço de inteligência da PM, mas a decisão de suspender a participação das escolas municipais e outros grupos civis ficou a cargo da Prefeitura. “A inteligência da PM fica sempre atenta em casos de manifestações populares e, para evitar um mal maior, repassamos essas informações às demais autoridades. Levantamos questões que envolvem o evento, mas a responsabilidade sobre quem vai ou não participar é deles, não é nossa”, disse.
Desfile aconteceu no setor central de Uberlândia (Foto: Celso Ribeiro)
Alunos do Colégio Tiradentes participaram do evento (Foto: Celso Ribeiro)
Segundo o comandante, ao final do evento, próximo à Praça Tubal Vilela, houve uma manifestação rápida, com um grupo erguendo uma faixa de protesto contra a corrupção e uma outra de teor político.
A abertura oficial do evento de 7 de Setembro teve início com o hasteamento da bandeira na praça Tubal Vilela, quando foi passada a tropa em revista por parte das autoridades, para em seguida acontecerem o desfile cívico militar e o desfile civil na avenida Floriano Peixoto. O desfile cívico militar e o civil tiveram como ponto de partida a rua Coronel Antonio Alves e a Praça Rui Barbosa como ponto de dispersão.
Participantes do desfile
No desfile cívico militar participaram autoridades e oficiais do 36º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMtz), Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federa, 5º Batalhão de Bombeiros Militar, Presídio Professor Jacy de Assis, Penitenciária Professor João Pimenta da Veiga e Settran.
Já o desfile civil contou com a participação das secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Trabalho, Educação, Prevenção às Drogas e Segurança Cidadã, Futel e Cultura.
Desfile aconteceu no setor central de Uberlândia (Foto: Celso Ribeiro)
Desfile aconteceu no setor central de Uberlândia (Foto: Celso Ribeiro)
Após participar do desfile como aluna do 5° ano do Colégio Tiradentes, a estudante Larissa Fonseca Rodrigues, de 10 ano, aguardava para tirar uma foto com o comandante. “Eu quero ser militar. É uma honra pra mim desfilar no dia de hoje. É uma oportunidade pois sei que muitas pessoas também gostariam de estar ali”, afirmou.
Depois de ser surpreendida com a notícia de que não iam mais desfilar, a integrante do Centro de Convivência do Idoso Nadir Lemos de Carvalho, 71 anos, lamentou. “Cheguei aqui e só tinha visto uma pessoa uniformizada. Fui perguntar porque e disseram que cancelaram por precaução por terem ouvido falar de uma manifestação”, disse. “Achei ruim. Estavam tão bonitos os ensaios. E fiquei tão cansada para vir. Vim exclusivamente para prestigiar minhas colegas”.
Jucelia Ana Azevedo Martins foi assistir às comemorações do Dia da Independência acompanhada de toda a família. “Estou com mais seis pessoas. Meu esposo, meu filho, um neto que está desfilando pelo Colégio Tiradentes, e mais três crianças, que são meus netos também. Estou achando bonitinho demais”.

Correio de Uberlândia
Fonte:














































Nenhum comentário:

Postar um comentário